sábado, 3 de julho de 2010

A MEIO-PAU

O sol se põe: uma estrela escapa

Claro, todos tínhamos expectativas para o tradicional duelo Brasil X Holanda ocorrido ontem. Era o primeiro confronto sério que nossa seleção iria ter pela frente. Por mais que todos estivéssemos insatisfeitos com as convocações de Dom Dunga de Los Pampas, era o Brasil, e a Holanda que voltasse pra casa chupando dedo. Francamente, eu deveria ter desconfiado que seria uma jornada inglória para o nosso futebol quando soube que o José Serra (PSDB) estaria assistindo a partida justamente aqui em Londrina. Mas enfim o primeiro tempo foi de brilhantismo, raça e inteligência tática, pois o Dunga parecia ter estudado a Holanda às pampas. Felipe Mello deu um passe à la Gerson e Robinho marcou um golaço. Parecia que a coisa agora ia. Porém, quando todos imaginávamos um segundo tempo de gala, tudo ruiu. Não preciso reportar o resto.
Falar mal do Dunga, crucificar o gaúcho por ter sido um ditador, um estóico da bola é besteira. Na ponta do lápis, os seus inquestionáveis resultados. Mas tenho pra mim que toda a imprensa e toda crítica não toca no ponto fundamental: o responsável por essa morte do futebol brasileiro sempre foi e será o megacartola Ricardo Teixeira. O Brasil se ferrar dá lucro pra ele. Por isso aquela medida demagógica e autodestrutiva de chamar Dunga pra técnico após a farra de 2006. Que experiência o cidadão Carlos Caetano Bledorn Verri, tinha como comandante e estrategista? E o que dizer do conselheiro Jorginho, excelente lateral direito, nosso primeiro atleta-pastor, mas tão anticristãmente virulento e agressivo quanto Dunga?
Em todo caso essa Copa da Africa do Sul 2010 serviu para duas coisas: perceber que imensa quantidade de truculentos que apoiam o jeito estúpido de ser irracional do Dunga, pela aprovação de 69% dos brasileiros (antes da partida contra a Holanda, claro); e pela altíssima taxa de rejeição da Rede Globo de Televisão, demosntrada pelas campanhas "Cala boca Galvão", "Cala boca Tadeu Schmidt" e pelos mesmos 69%, - já que junto com esse povo que apoiava Dunga estavama aqueles absolutamente contra a emissora carioca e sua equipe. Definitivamente a a Copa 2010 é um marco da derrocada da Globo. Ela não tem mais aquele moral com sua cobertura de "show" do esporte. Vão ter de voltar a fazer jornalismo sério se quiserem sobreviver. Outra lição da nova Era Dunga que se encerra: a simbiose realmente perfeita entre estoicismo, crenças evangélicas não-tradicionais e discurso patriótico de cunho militarista. Tudo isso rendeu união, lágrimas solidárias e panegíricos em louvor ao líder supremo Dunga.
Quanto ao futuro da seleção, penso o pior. Acho que Ricardo Teixeira vai jogar o time nas mãos do Leonardo, aquele "craque" com pinta de galã em 1994, e que foi corretamente expulso por desferir uma cotovelada que afundou o osso malar de um adversário em plena Copa (Leonardo foi o nosso Felipe Melo de 94). Influente dentro do Milan, Leonardo chegou recentemente a técnico do clube italiano, mas foi rapidamente defenestrado pelo Berlusconi. Tempos atrás tive uma péssima impressão do Leonardo numa aparição dele no programa do Galvão Bueno, quando o vi simplesmente, invejosamente, detonando o sublime Ronaldinho Gaúcho (sempre será um craque independentemente da fase e, lembremos, ele foi campeão mundial em 2002). Achei o cúmulo da falta de ética profissional desse Leonardo queimar o colega. Mas tudo bem. Quando se trata da seleção a gente não deve esperar muito mesmo. Como se sabe, o Dr. Ricardo Teixeira não gosta de futebol. Aliás, por que razão ele teria entrado cantando no vestiário do Brasil logo após nossa derrota para a Holanda?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial