domingo, 27 de junho de 2010

LOUÇAS SANITÁRIAS

Damos início neste blog à sessão Louças Sanitárias. Essa excêntrica sessão é fruto de minhas observações sobre a disposição, arranjo e ornamentação de banheiros de bares, restaurantes e similares. Devido ao transe alcóolico a que estamos submetidos, um prosaico mictório pode nos causar impressões súbitas, propiciar divagações, intuições e, até mesmo, premonições. A tempos coleciono alguns casos como o do antigo Bar Madalena em Londrina. Várias pessoas me relataram a mesma experiência. A de que o banheiro do Madalena transportava as pessoas imediatamente para São Paulo. Aquele acanhado banheiro, com teto baixo de madeira, situado no boteco especializado em Sashimi da Rua Belo Horizonte, era - confirmam - um Portal do Tempo.
Sendo menos fantasioso, começo a série com o banheiro do Bar do Peixe que fica na Rua André Cavalcanti na Lapa/Centro, a antiga Rua do Silva Manuel, dos tempos do Rio de Machado de Assis. Este estabelecimento serve um peixe delicioso. Conta-se que foi um dos primeiros bares a vender almoços e petiscos de peixe no Rio de Janeiro. Uma delícia a sardinha, pirão e a cerveja que sempre vem perfeitamente gelada. Depois de copos e mais copos, a inevitável ida ao banheiro.


É naquele aprazível bar é que encontramos essa curiosa disposição de louças sanitárias trazendo duas pias conjugadas (foto). Uma pia de aço inoxidável adaptada como mictório. Abrindo-se a torneira o sifão da pia superior despeja água na cuba da pia inferior por um cano direcionado para o ralo dessa mesma pia. A pia que serve de lavatório realiza a dupla função de torneira de lavar mão e "descarga". Realmente muito engenhosa adaptação de pias que resulta em economia de água. Confesso que a primeira vez que adentrei àquele banheiro retrocedi pensando que estava em lugar errado. Tive a impressão de que ia urinar  numa cozinha. Voltei e conferi na portinhola tipo saloon: "Cavalheiros".

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial