segunda-feira, 30 de março de 2009

O "Catatau" de Paulo Leminski

"Tenho certeza absoluta que não chegarei ao absoluto, tenho a duvidosa impressão que eterno é isso e acho-lhe uma graça infinda."
- Paulo Leminski - Catatau, 2004, p. 168


Hoje é um dia de grande alegria. Defendi minha dissertação sobre o "Catatau", o genial romance desse rapaz da foto. Finalmente paguei a dívida de honra com o finado Dr. Benício, meu pai e com D. Vera, mamãe, que tanto queriam que eu obtivesse esse título. A dissertação trata da imbricação entre literatura e filosofia no romance-idéia do Leminski, já que Leminski imaginou a vinda de René Descartes a Recife junto com a comitiva de sábios trazidas por Maurício de Nassau von Siegen. Na banca estavam meu orientador Prof. Volnei Edson dos Santos, o prof. Luiz Carlos Santos Simon e o prof. Paulo Astor Soethe da Federal da Curitiba (exímio tradutor de Heinrich Böll). Eles foram firmes e apontaram ótimas questões que pretendo repensar e aprimorar. Hoje também defendeu dissertação meu amigo o cineasta Rodrigo Grota, também nas Letras da UEL. Vamos tomar umas daqui a pouco se a chuva deixar. Depois quero falar mais de Leminski e "Catatau" nos próximas entradas neste "imblogrio" já que este ano completam 20 anos de falecimento do escritor. Aliás, uma ótima dica é dar uma conferida no blog Espelunca do amigo Ademir Assunção que está publicando um belo ensaio sobre Leminski.

6 Comentários:

Às 30 de março de 2009 às 14:19 , Blogger blog do yuri de v. sampaio, vim de longe, pelo fio do telefone e nas ondas espaciais disse...

Maurício você conhece o livro Códice do Paulo César Ruiz? Ele fez esse texto inspirado no Catatau e na Carta a El Rei do Pero Vaz de Caminha. No meu blog tem Códice, na postagem de 05 de fevereiro de 2007. Abraço

 
Às 30 de março de 2009 às 18:43 , Blogger Maurício Arruda Mendonça disse...

Ótimo toque, Yuri! Vou dar uma conferida. Obrigado!

 
Às 2 de abril de 2009 às 16:06 , Anonymous Anônimo disse...

Parabens pela tese e bem vindo a blogosfera!
Micha

 
Às 2 de abril de 2009 às 16:40 , Blogger Maurício Arruda Mendonça disse...

Grazie, Underskincomma!Splendid eyes, splendid pictures indeed!

 
Às 4 de abril de 2009 às 05:20 , Blogger Kilda disse...

Parabéns pela defesa, Mauricio. Parabéns, também pelo blog. Sucesso sempre!

 
Às 4 de abril de 2009 às 16:52 , Blogger Maurício Arruda Mendonça disse...

Obrigado, Kilda. Estamos em contato. Abraço.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial