quarta-feira, 13 de abril de 2011

PEÇA "DONA MENINA" NESTA SEXTA E SÁBADO

A atriz Viqui Vega em "Dona Menina". Foto: Jacqueline Sasano


DONA MENINA, O RETRATO SINGELO DE UMA BENZEDEIRA


Fábio Luporini - Jornal de Londrina - 08/04/2011


Com trilha sonora de Marco Scolari, peça estreia hoje inspirada em texto de Yara Camillo 


As memórias de uma infância vivida no meio do mato vieram à tona quando Marco Antonio Scolari ficou com a responsabilidade de compor a trilha sonora do espetáculo Dona Menina, [...] A peça pretende ser um recorte do universo das benzedeiras, aquelas boas senhoras com um mix de reza e curanderias.

O texto é uma adaptação do jornalista Marcos Losnak a partir do conto homônimo de Yara Camillo. A vida da benzedeira, encarnada pela atriz Viqui Vega, passeia pelo campo material e espiritual, dirigida por Maurício Arruda Mendonça. O cenário é assinado por Alex Lima.
“A inspiração [para trilha sonora] vem muito fácil. Eu conhecia benzedeiras. Minha infância foi no mato. Me lembrei dessa época, de quando eu comecei a tocar”, conta Marco Antonio Scolari. Ao longo do espetáculo, o músico até faz uma espécie de participação, contracenando com a personagem. Scolari vai tocar violão e acordeom. “Tudo tem que ter uma dinâmica. Vai ter algo mais pesado e algo mais leve. De forma geral é mais leve, que é o caráter da Dona Menina, com mão forte e em quem a delicadeza fala mais alto”, define.
O texto conta a história de uma benzedeira que atua na comunidade. De repente, se vê diante das fragilidades expostas. “Ela é uma rezadeira envolvida com a comunidade e tem sua prática de curandeirismo. As pessoas podem conviver com uma mulher da cultura brasileira”, ressalta a atriz Viqui Vega. Para ela, o que caracteriza a mulher como ícone do imaginário popular no Brasil é o jeito de ser: o desprendimento que, em muitos casos, faz se esquecer dela mesma. “É o amor dela.”
A adaptação feita a partir do conto de Yara Camilo teve, inclusive, participação da própria autora, que veio a Londrina pelo menos uma vez ajudar na discussão. A personagem, retratada no texto como uma “caipora da Bahia”, passa a ser caracterizada pela vida rural na adaptação de Losnak. “A original era do litoral. Mas a personagem se transformou no rural e não perdeu suas características, apenas foi moldada pelo ambiente”, explica a atriz.
O texto de Yara chegou às mãos de Viqui a partir de Yá Mukumbi, quando a atriz dirigia um outro espetáculo sobre os 40 anos de sacerdócio da yalorixá. A composição da personagem foi feita a partir de entrevistas com outras benzedeiras.

Serviço – "Dona Menina" – dias 15,16,22,23,29,30 de abril e 6,7 de maio, sempre às sextas e sábados, às 20 horas, na Vila Cultural Usina Cultural - Avenida Duque de Caxias, 4159. Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). O patrocínio é do Programa Municipal de Incentivo à Cultura - Promic/Londrina.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial