domingo, 12 de dezembro de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO "INVEJA DOS ANJOS"


Para nossa alegria, o texto de Inveja dos Anjos ganha edição em livro que será lançado na próxima terça-feira, às 19 horas, na Livraria da Travessa do CCBB do Rio de Janeiro. Pintem lá, pessoal.

*

A peça Inveja dos Anjos fala de três amigos que vivem à beira de uma linha de trem. Suas histórias são contadas em fragmentos de imagens, ações e acontecimentos, como se pudéssemos espiá-las através da janela de um trem em movimento. O texto se constrói a partir de nove fulgurações da vida dos três personagens, verdadeiras epifanias capazes de iluminar o íntimo e o destino de um dono de sebo, uma garçonete, uma confeiteira, um carteiro, uma velha louca, um mágico e uma menina de nove anos.
Como aponta a professora e crítica teatral Tania Brandão, em ensaio que acompanha o livro, as histórias de Inveja dos Anjos surgem diante de nossos olhos em cenas intercaladas, urdidas num fluxo sentimental. Porém, não é um texto realista. Trata-se de “uma celebração do teatro como jogo de emoção densa e o culto do que é intensamente humano”, avalia. Para a ensaísta, o tecido da trama de Inveja dos Anjos é a fina rede da memória, exibindo uma disposição lírica, de escavação do sujeito; e a um desenho épico, de retrospecção ou narração histórica.

*

 Inveja dos Anjos recebeu o Prêmio Shell 2008 de Melhor Texto (Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes) e Melhor Atriz (Patrícia Selonk); e o Prêmio APTR 2008 de Melhor Espetáculo e Melhor Iluminação (Maneco Quinderé); o 3º Prêmio Contigo de Teatro de Melhor Cenografia (Paulo de Moraes e Carla Berri).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial