terça-feira, 7 de julho de 2009

Dissertação sobre o "Catatau" na rede

Os amigos que estiverem a fim de dar uma olhada na minha dissertação sobre o Catatau, o genial romance de Paulo Leminski, aviso que ela já está disponível no site Domínio Público (clique aqui). É um trabalho singelo em que tento analisar alguns aspectos literários e filosóficos dessa obra verdadeiramente complexa e que comprova que Leminski era um artífice da palavra, um cara que manjava demais de história e filosofia. Como eu tento defender no trabalho, o Catatau deve ser encarado como um romance filosófico na tradição de Voltaire, Laclos, Mann, Sartre, Camus, Machado de Assis, Guimarães Rosa entre muitos outros geniais praticantes dessa forma. A contribuição de Leminski (entre tantas!) foi levar o gênero romance filosófico ao paroxismo, a partir do "racional delírio" da linguagem de Lewis Carroll, outro autor que uniu filosofia e literatura de forma absolutamente criativa.

3 Comentários:

Às 22 de julho de 2009 às 06:38 , Blogger blog do yuri de v. sampaio, vim de longe, pelo fio do telefone e nas ondas espaciais disse...

oi Maurício, parabéns por mais este belo trabalho, abraços

 
Às 24 de julho de 2009 às 14:33 , Blogger celia.musilli disse...

Parabéns Maurício e vc voltou aqui "bonito no figurino" ..rs apresentando trabalho novo. Um bj!

 
Às 25 de julho de 2009 às 07:00 , Blogger Maurício Arruda Mendonça disse...

Obrigado Celia! Se bem que na verdade estou devendo mais dedicação ao "brógue". Estou aturdido de idéias e afazeres terrenos. Beijos!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial