NUVEM DE TAGORE
Rabindranath Tagore
Rabindranath Tagore

Malvino Salvador na pele do personagem Jake em Mente Mentira de Sam Shepard
Roza Grobman (Meg) e ZéCarlos Machado (Baylor)
Fernanda Machado (Beth) concentrando-se para entrar em cena.
O domingo foi de realizar uma operação especial para apanhar as poncãs maduras que ficam nos galhos mais altos do pé. Por sinal, uma bela produção do minipomar do jardim. A natureza provê de vitamina C o frio que faz. E lá fui eu improvisando a cadeira como escada, puxando os galhos com uma vassoura velha, enfim uma cena de gambiarra explícita. Mas valeu o intento. Como dizia o velho ditado lusitano hoje pra lá de politicamente incorretom: "quem porfia mata a caça." Por fim dei conta da tarefa e colhi as esses frutos doirados.

O trio Pellegrini, Scolari e Mendonça
despertar na manhã de maio
e ver as janelas úmidas de frio
sereno do jardim da casa
uma nesga de azul se insinua
no mosaico gelado da vidraça
as palavras não vingam no papel
e o menino pergunta angustiado:
"o que vai ser de mim depois da morte?"
não quer saber de habitar nenhum céu
"isso seria horrível", responde.
E da distância de nosso parco entendimento
dizemos a ele que se acalme
pois ele há estar feliz pra sempre
junto de lugares e pessoas
que mais ame nessa vida
A peça "Mente Mentira" prossegue sua marcha. Depois da estréia em Araraquara é a vez de Paulínia. As Apresentações serão nos dias 21 e 22/05/2010 no Teatro Municipal de Paulínia, na Av. Pref. José Losano de Araújo. Horários: Sexta e Sábado - 21h00.
Fernanda Machado (Beth) e Thiago Fragoso (Frankie)
Depois dos ensaios de "Mente-Mentira" sempre rola a merecida descontração etílica num encontro fraterno com os amigos de labuta. Aliás, creio que esse é um dos princiapais motivos pelos quais fazemos teatro. Na última segunda, 26 de abril, saímos da Fundição Progresso e fomos ao Arco-Íris da Lapa da Rua Mem de Sá. Lá estavam Roza Grobman, Malvino Salvador, ZéCarlos, Marcos Martins, o Zé e o Gustavo Borges (não o nadador, mas sim o primo do Malvino e nosso produtor executivo). Havia um outro motivo bom para o brinde. Comemoramos a notícia de que o Gustavo vai ser papai. Momento alegre deveras, inclusive pra mim também porque minha filha nasce em maio. Depois de tomarmos várias, o bar fechando, garçons indóceis, resolvemos ir embora. Foi então que resolvi invadir a privacidade do ZéCarlos e segui-lo pela Rua do Lavradio até a Riachuelo fazendo algumas perguntas. O ZéCarlos, como todos sabem, é um dos importantes atores brasileiros, integrante do Grupo TAPA dirigido por Eduardo Tolentino, enfim um cara de teatro mesmo, mas que tem passagens notáveis pela TV, e pelo cinema. Não posso deixar de citar a excelente atuação do Zé em "Ação entre Amigos", do Beto Brant, numa performance digna de Oscar.
Estou aqui nessa noite de sábado amargando uma puta duma gripe. Acho que peguei essa porra por conta do psicológico, pois chegamos ao fim do ensaios da peça Mente-Mentira [A lie of the Mind] de Sam Shepard sob direção de Paulo de Moraes que estréia nos dias 7, 8 e 9 de maio em Araraquara-SP. A montagem que será a primeira no Brasil, é fruto da idéia, produção e batalha de 4 anos, desse grande cara que é o ator Malvino Salvador. Pra mim foi uma honra completa estar nesse processo. Trabalhei como dramaturgista, cuja função foi estudar uma vasta bibliografia sobre a peça e sobre o autor, filtrar, discutir com o diretor, produzir textos e debater com os atores. Também acabei realizando a tradução da peça, o que me deu muito prazer de desvendar o universo de "A Lie of the Mind", peça da mesma safra e clima do roteiro de Paris, Texas, parceria genial de Shepard com Wender, que tanto fez a nossa cabeça.